quinta-feira, 25 de junho de 2009

Os primeiros dias do pós...

E vou começar a contar do momento em que cheguei em casa. Eu estava tão feliz. Só de sair daquele hospital já era uma glória. O primeiro copo d'água então, nem se fala. Nada pior do que passar 3 dias no soro, apenas no soro. O primeiro gole foi na presença do Dr. Sérgio. Ele riu da minha cara de mineira desconfiada. Mas desceu bem, tranquilíssimo. Só uma sensação engraçada de umas bolhas flutuantes. Gases, certamente! E os próximos goles não foram diferentes, afinal tudo lá dentro devia estar completamente oco. Mas aos poucos fui me adaptando. São pequenos goles que descem facilmente. Nada de muito anormal.


A dieta da primeira semana é totalmente líquida: água, água de côco e gatorade. A ingestão deve ser de 20ml a cada 3 minutos e o mínimo deve ser de 2l por dia. Ok? Não. Péssimo. É uma tortura. O gosto é extremamente enjoativo! E eu fui empurrando aquilo pra boca abaixo.


Mas então... chegar em casa foi uma delícia. Minha cama, meu edredom e a certeza de que frio eu não passaria mais, não mesmo!


É uma mistura de sentimentos... a alegria de estar em casa e o medo de que algo aconteça e não ter ninguém pra chamar de médico. Mas meu pai e o Rodrigo supriram super bem essa carência hospitalar. Eles foram perfeitos. Saíram e compraram todo o material para o curativo e aprenderam direitinho como fazê-lo.


Como vocês já sabem... a ordem é: mexa-se! E isto quer dizer... caminhada, exercícios e tentar levar uma rotina o mais normal possível. Além disso, segundo recomendação do coagulopata (lembram?) comecei a profilaxia contra a trombose. É uma injeçãozinha subcutânea por dia (caraaaa e super difícil de encontrar!). Nos primeiros dias foi meu pai quem aplicou, agora já faço isso sozinha. É como aplicar insulina, não dói nada. Às vezes fica roxinho, às vezes não.

Preocupo-me em fazer caminhadas todos os dias pela manhã e à tarde. 15, 20 ou 30 minutos. Não importa. O legal é que consigo andar 2 ou 3 vezes por dia. De manhã o Rodrigo vai comigo... faz alongamento, coloca música no ouvido e leva garrafinha de água: super atleta. À tarde eu vou sozinha... um momento de reflexão e aproveito para repetir os exercícios recomendados pelo fisioterapeuta.


Enfim... e conforme os dias foram passando, chegou uma terrível dor nas costas. Uma sensação de estar descadeirada. Liguei pro médico e ele disse que é por causa da maca. Fiquei muito tempo deitada. Normal. Mas pra mim não tem nada de normal. Entrei na novalgina. Não sou obrigada a sentir dor!


Outra coisa que me fez ligar pro Dr. Sérgio: alergia de microporo. Ninguém merece!? Tô eu sentindo uma coceira danada... quando olho no corte, pronto, tudo empipocado! Mas também foi um problema que já passou, mudei a marca e tudo se resolveu.


Por falar nisso, preciso fazer um adendo. ODEIO ligar pro médico. E todo mundo aqui em casa sofre do mesmo mal. Eu falo em ligar e o Rodrigo já me entrega o telefone. Sei lá, acho que rola uma vergonha, receio de incomodar. Mas querem saber? Ele atende com a voz melhor do mundo... "Thaisinha"... e eu fico toda contente.


Pois bem... acho que vcs esperavam mais da primeira semana, né? Mas foi assim mesmo... sossegada. Um filminho aqui, um scrap ali e o tempo realmente passou!


Até que chegou terça, dia 23... o meu primeiro encontro com a nutricionista.

E eu, que já tinha pesado na farmácia 6kg a menos, cheguei no consultório toda eufórica.

Bem que ela já havia me avisado pra não confiar em balança de farmácia. Não deu outra.

Foram apenas 3kg que eu perdi. Me frustrei, claro.

Mas assim... estou conformada. O que ela explica é que o interessa pra gente não é o peso e sim a porcentagem de perda. Porque é impossível (e desleal) comparar a minha perda de peso com a de um obeso mórbido de 160kg. O meu processo será mesmo mais lento.

Então é ter paciência!


E agora ela passou a dieta da segunda semana.

E vou dizer... fez uma diferença danada. Agora posso tomar um caldinho de sopa coado. Só a aguinha mesmo. Mas o sal na boca já é tudo de bom. Ainda acrescentou a ingestão de sucos de frutas e gelatina. Salvou a pátria!
Agora hoje, no nono dia, o problema é o corte. Está "minando" um líquido que o médico, familiarmente, chama de seroma. Acho que tem a ver com a gordura e tem que sair mesmo.
E é isso... coloquei o blog em dia.
De agora em diante posso voltar a contar detalhes, se Deus quiser.


Beijo grande,
Thaisa

2 comentários:

  1. Força aí amiga, essas primeiras semanas são mesmo de amargar!!!! Bjão e te cuida, viu?

    ResponderExcluir
  2. Ai, Thaísa! Estou vivendo tudo isso e ler o seu blog está sendo ótimo!!!!
    Estou adorando!
    bjos

    ResponderExcluir