segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Será que eu não tenho dumping?

Então, minha gente... para que não sabe, o gastroplastizado pode sofrer o efeito do dumping! E afinal de contas, o que vem a ser isso? Pois bem, acontece com a passagem rápida do conteúdo gástrico, ou seja, dos alimentos presentes no estômago para o intestino, principalmente dos alimentos ricos em açúcar (acontece também com alimentos gordurosos, porém o mais comum é com o doce). Os sintomas são náuseas, fraqueza, suor frio intenso, taquicardia, desmaios e diarréia após a alimentação. (Para saber detalhes, eu indico o site Gastroplastia.net).
Enfim... dizem que é a sensação da morte (semelhante a uma overdose de insulina para os diabéticos). Quem tem diz que é realmente horrível e o melhor é evitar! Bom, mas para saber se tem, só ingerindo o doce! E eu, aos 50 dias de operada, criei coragem e experimentei!
Foi assim... eu fui ao aniversário de duas amigas e não quis arriscar comer nem o bolo nem os docinhos lá na festa. Resolvi levar para casa. Troquei por uma das refeições e comi o bolo de côco com recheio de doce de leite e abacaxi. Era uma fatia pequena e eu comi cerca de 1/3. E rolou todo um preparo... servi meu pratinho e pedi o Rodrigo para não sair do meu lado. Fui comendo aos pouquinhos, morrendo de medo e o mais engraçado, esperando que alguma coisa pudesse acontecer e ... NADA! Não senti absolutamente nada! Mas também não exagerei, foi mesmo só para provar!
Aí esperei o dia seguinte e inconformada com a (não) reação, resolvi provar uma goiabinha (sabem aqueles biscoitinhos da Bauducco?). A goiabinha, embora tenha poucas calorias, é extremamente doce. Novamente, troquei o lanche da tarde por uma unidade de goiabinha e ... nada! Agora fica a pergunta para os operados veteranos (ou qualquer profissional que entenda do assunto) que passarem por aqui: Eu posso dizer que não tenho o dumping? Já é fato isso? Se eu tivesse já teria acontecido? Ou isso é relativo? Já li bastante sobre o assunto e pelo que entendi, sim, o efeito acontece logo nas primeiras ingestões. Há quem diz que os médicos torcem para que os pacientes tenham dumping. (Que horrível isso, duvido que o fofo do Dr. Sérgio queira isso pra mim... rs!) Assim as chances de engordar diminuem consideravelmente, afinal, um dos vilões da cirurgia é o doce!
Eu tenho o exemplo da minha mãe que tinha o dumping. Ela era tão louca pelo doce que já comia na cama, era só encostar e ter o colapso! Um absurdo isso, mas era assim que acontecia e ela foi um dos casos sem tanto sucesso, emagreceu 36kg e depois estacionou e não chegou a se tornar uma pessoa magra. Já a minha amiga Rozi tem o dumping e não come o doce de jeito nenhum porque acha que não vale a pena! Por enquanto é isso... quero deixar claro que a minha compulsão está completamente controlada. Na verdade, eu não sinto vontade alguma, mas confesso que estava mesmo muito curiosa! Logo volto com novidades!
Beijos,
Thaisa

5 comentários:

  1. tomara que você não tenha!!!! e tomara que eu não tenha também!!!! um viva à recuperação SEM dumping!!! êêê

    beijão!!

    ResponderExcluir
  2. Amiga,
    Estou super feliz por vc!!!
    Quando vc falou que havia comigo doce, a minha reação do "como assim???" foi porque exatamente eu sei que é arriscado demais tentar. Devia ter algum exame pra saber se a pessoa vai ter dumppping né? Ter que provar... Ui...
    Achei vc de uma valentia sem fim!!!
    Parabéns pela coragem e parabéns mais ainda por esse vilão não pertencer a você!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. A gente vai fazer um encontro no domingo, FAbiola, Bruna, Anita e eu vamos? Tem as informações no meu blog!

    ResponderExcluir
  4. Que bom Thaisa!!!!! EU ja tive essa sensação com overdose de insulina como vc disse e realmente n é nada agradavel!!!!!
    VIda longa para nós e sem problemas de saude!!!!
    bjusss
    jugg

    ResponderExcluir
  5. Oi Thaisa, vou fazer 6 meses de operada depois de amanhã e já tive dumping sim!!! É bem incômoda a sensação, mas não chega a ser pior que entalar (eu tive tudo que você possa imaginar hehehe) só que não é qualquer doce que me dá dumping em mim...depende, tive com cheesecake mas não tive com outros bolos, acho que varia bastante mesmo. Fato é que se a gente experimentar um pequeno pedaço não dá nada..bj Lelê

    ResponderExcluir