sexta-feira, 8 de junho de 2012

Gravidez pós-bariátrica

 Oi Pessoal!!! 

Que saudade desse blog!!!
 
Quanto tempo, né!? Na verdade nem sei bem por onde começar... acabei me afastando do blog por pura falta de assunto. Chegou um ponto em que eu não tinha mais novidades da cirurgia pra contar... a minha alimentação foi voltando ao normal, os exames controlados, as consultas mais espaçadas e consequentemente, o peso establizado. Enfim, magra!
 
Foi aí que, quando comecei a me preparar para as plásticas, consultei-me com o Dr. Fabiano Gondim e decidi que faria apenas o silicone na mama, afinal, era o que, segundo o cirurgião, meu convênio iria cobrir. E no fundo, no fundo... era o que realmente estava me incomodando. Diante disso, pronto, decidido.
 
Voltando do consultório médico, alegre e animada, resolvi ter uma conversa em casa sobre isso e o marido me surpreendeu com a seguinte pergunta: “ Então porque a gente não tem outro filho antes?”... bem, como assim? Sinceramente, embora eu sempre tenha sonhado com uma grande família, há tempos vinha deixando de lado a ideia de ter um segundo, ainda mais depois de tanto sacrifício de passar por todo o processo da bariátrica.

Enfim... o assunto voltou pra pauta familiar e decidimos então que, se tivesse que ser, que seria logo. Comecei um acompanhamento literalmente pré-natal, fui ao meu ginecologista, ao meu cirurgião bariátrico, ao meu hematologista e à minha nutricionista. Foi uma bateria de exames, exatamente igual ao pré-cirúrgico, porém com um cuidado ainda maior.
 
No início de fevereiro/2011, com todos os exames prontos e bonitinhos, toda essa turma de profissional que me acompanha, disse: "ok, liberada!" E pra não perder a coragem, no dia 8 de fevereiro, eis que tirei o DIU.
 
O que eu não esperava é que no dia 11 de fevereiro, 3 dias depois, eu já estava ligeiramente grávida! Sim, foi desse jeito!

Só que eu só vim saber disso, quase um mês depois, em plena ressaca de um super porre no carnaval do Rio de Janeiro. Eu jamais poderia imaginar que a coisa teria sido tão rápido, muito menos que não podia beber no carnaval. Ok, isso já passou e é melhor nem lembrar pq segundo uma prima minha, o neném já ia nascer total flex. Aff.
 
Então... depois da farra acordei com uma ressaca estranha e preocupada com a quantidade de vezes que eu havia ido ao banheiro. Aquilo não podia ser normal. Sem querer acreditar que existia a menor possibilidade que fosse de ter um bebê, fiz um teste de farmácia. Que deu um positivo besta, uma lista clarinha, pouco confiável. Desci novamente, na mesma farmácia e comprei outro teste de um segundo fabricante. Desta vez, porém, deu um super positivo. Continuei sem querer acreditar mas morrendo de receio de enfrentar mais uma noitada de carnaval. Resolvi compartilhar com o marido que estava em meio a uma crise de dor dente. Ele nem deu bola e foi só mais um motivo para pegarmos o primeiro voo de volta a Brasília.

E eu aproveitei o feriadão pra ir ao pronto socorro fazer um betaHCG e então veio a confirmação. Gravidez de 4 a 5 semanas. Choque total mas uma felicidade sem fim.
 
E logo depois vieram todas aquelas preocupações... eu havia tomado um remédio super forte,  depois antibiótico, pintei o cabelo, por fim o porre. E agora? Agora era esquecer e começar do zero. Até a ficha cair que vinha mais um baby, depois de 5 anos, em uma situação completamente diferente...
 
E aí começaram as consultas, exames, ecografias. Já no primeiro ultrassom não ouvimos o coração bater e foram dias e dias de aflição, na dúvida se a gravidez iria ou não evoluir. Em seguida, um sangramento e 8 dias de atestado, repouso absoluto sem poder sair de casa. Mais pra frente um enjoo descomunal, insuportável que me deixava com raiva do mundo.  E eu sempre paciente, seguindo todas  as orientações médicas, e as coisas foram se ajeitando.

Com 8 semanas e prestes a fazermos uma viagem, decidimos fazer o exame da sexagem fetal. Um exame que analisa o DNA pelo plasma materno. Caro toda vida. Mas só o fato de pensar que podia comprar coisinhas diferentes na viagem + uma curiosidade sem fim, me encorajou. Cinco dias depois, o resultado: menina! Nossa, que emoção. Meu sonho sempre foi ter uma menina pra se chamar Alice. E confesso que quando li em caixa alta FEMININO, quase morri de chorar. Uma mistura de sentimentos... a realização de um sonho e o medo de ser um falso resultado, sei lá... essas coisas modernas, de repente tava errado. Mas preferi acreditar e comecei, enfim, a viver num mundo completamente cor-de-rosa!
 
A partir daí repeti todos os exames, fiz outro ultrassom e pude constatar que estava tudo bem com a pequena. Na ecografia seguinte o médico já pode também confirmar que sim... o exame estava certo e é mesmo uma menina. Alívio bom.
 
Viajamos, fomos ao Uruguai e Argentina e chamamos nosso passeio de Babymoon. Uma lua-de-mel grávidos. Foi divertidíssimo, passei super bem, estava disposta, andamos muito e voltamos inteiros.


Agora preciso dizer que não foi nada fácil a relação cirugia x gravidez. Juro que pensei que seria mais tranqüilo. A fome da grávida é algo surreal, completamente incompatível com o tamanho do meu estômago. E isso mexeu, e muito, com os meus sentimentos e com a minha cabeça de ex-gorda.
 
Confesso que vivi um dilema e precisei voltar pra psicóloga justamente por esse motivo. Embora minha nutricionista me considere super disciplinada – e até que eu tento ser mesmo – eu tive muitos deslizes. Começava o dia me alimentando direitinho, comprava coisas integrais e light e de repente me via devorando um pacote inteiro de biscoito recheado.

Sentia uma vontade incontrolável de comer tudo que via pela frente. Simples assim. Até coisas que nunca me apeteceram, começaram a despertar o meu interesse. Incrível! E com isso os dias foram passando e eu me sentindo uma baleia. E por mais que eu não estivesse, era assim que eu me sentia.

Olha só, não posso dizer quefoi fácil, facinho. Não foi. Se não fosse uma gravidez tão desejada, talvez eu tivesse passado 9 meses infeliz. A questão de ganhar tanto peso após ter conseguido ficar magra, fez com que eu me sentisse estranha e despreparada com essa transformação, embora ela fosse totalmente esperada. Morria de chorar a cada calça perdida e a cada blusa apertada. E confesso que passei quase que a gravidez toda assim, mas o fato de saber que a pequenina estava bem, acalmava o meu coração.

Por fim... com 35 semanas de gravidez, os médicos começaram a observar que a bebê havia parado de crescer. Ninguém chegou a afirmar que foi em decorrência da minha condição de gastroplastizada que isso ocorreu. No entanto, nenhuma outra justificativa plausível para o ocorrido. O fato é que, sem mais nem menos, a bebê estacionou no tamanho e peso de 35 semanas. E então os médicos continuaram observando e decidiram acompanhar o desenvolvimento a cada 5 ou 6 dias. Eu fiz váaaarias ecografias e nada mudava. E isso alterou completamente meu estado emocional, acelerou a comilança e eu entrei num quadro de pré-eclampsia com oscilação da pressão arterial.

Aí pronto, os médicos decidiram dar uma injeção para o amadurecimento dos pulmõezinhos da bebê e em seguida marcamos a cesárea. E então, em 20 de outubro de 2011, nasceu Alice, com 44cm e 2kg. Uma micro baby. Que chegou chegando, trazendo alegria e ainda mais harmonia ao nosso lar.

Aposto agora, que todo mundo quer saber quantos quilos eu engordei nessa "brincadeira". Certo? Ok, vou dizer. Foram 22kg. Verdade. Muita gente jura não acreditar mas foi isso tudo sim. Muito para quem tem um estômago amarrado! Mas a minha nutri e os obstetras juram que era retenção de líquido. Tanto que 10 dias após o parto, eu já havia eliminado 16kg. E o resto? Ah, o resto. Mais 3 se foram nos 4 meses seguintes e agora estou estacionada nos 63kg. Ou seja, 6 acima de quando eu engravidei. Sinceramente? Eu gostaria de perder uns 3 ou 4. Me incomoda mais a questão de ter perdido as roupas 38 e ter que comprar tudo tamanho 40 novamente. O peso em si não tem me preocupado tanto. Juro.

E confesso, não tenho feito absolutamente nada pra poder eliminar esses quilinhos extras. Tenho comido de tudo, sem restrições, voltei a comer chocolate (após uma promessa de 5 anos), não estou fazendo atividade física. Enfim... uma bagunça. Que feio, né? Mas ó... o motivo que me fez reativar o blog foi exatamente esse... não esquecer as origens e voltar a levar a vida a sério. Essa semana já liguei na nutri, pegarei o pedido de exames e voltarei a fazer tudo como deve ser.

Então é isso, gente... muita informação, né!? Mas eu precisava vir aqui contar tudo isso pra vcs.
E dizer também que estou pensando seriamente em voltar a postar no blog, contar coisas da vida, dos filhos, da casa, da nova rotina e de muuuuitas coisinhas que andam acontecendo por aqui!!!

Antes de me despedir, vou deixar uma foto pra vcs conhecerem a Alice.



Será que alguém ainda passa por aqui?
Se passar, deixe um recadinho, preciso saber se ainda vale a pena vir contar as novidades!!!
Beijo enorme,
Thaisa

23 comentários:

  1. Miga, eu não sabia desses detalhes babalísticos não! Porre no Carnaval???? Só vc! kkkkkk
    Achei também que a Alice teria sido uma surpesinha desde o começo e não, "planejado".
    Mas ela é uma tetéia, o João é apaixonado por ela, vc tem uma família linda, tá tudo sob controle.
    Vc está bem com esses quilinhos a mais. Nâo tente emagrecer não! Afinal, 40 é magra pra caramba né?
    Força na peruca aí e vamo que vamo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Bom, só posso dar meus parabéns!
    Fiquei emocionada com seu post. Fiz redução ano passado em outubro. Quero muito ser mãe e confesso que isso me deu forças pra passar pela cirurgia.
    Adorei ler seu post!
    Um beijo.
    Aline.

    ResponderExcluir
  3. Quanta bênção de Deus em sua vida!!! Thaisa, admiro muito você! Sua determinação, sua coragem...e ver como Deus a tem no coração!
    Régia

    ResponderExcluir
  4. Tha que coisa boa vc ter voltado a postar nesse blog! Vou dar o endereço dele a uma sobrinha minha q fez essa cirurgia, viu? Agora, nao sei o q acontece q fica me pedindo senha o tempo todo, mas consegui ler! Vc fechou?
    Bjs bem grandes e parabéns por sua Alice!
    Cyn

    ResponderExcluir
  5. Oiii!!
    Nossa estou adorando o seu blog em especial este post, conheci o seu blog pelo da Fabíola, nossa e muito bom ver historias de gravidez após bariátrica, pois este e um sonho que quero realizar, e agora que estou magra sei que vou conseguir!!
    Beijos e continue a nós brindar com suas historias, alegrias e vitorias!!!

    ResponderExcluir
  6. ´Thaisa adorei que vc voltou a escrever no blog , com as suas palavras tenho certeza que encoraja muito gente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá thaisa, primeira vez que entro no seu blog... e adorei sua história, a minha história é parecida... me encontro com 33 semanas de gestação e 11 meses de pós-bariátrica...fiquei feliz que deu tudo certo com você e sei que vai dar tudo certo pra mim tambem!

    ResponderExcluir
  8. Thaisa, não sabia que você escrevia tão bem! Acho super importante o seu blog para estimular as pessoas que passaram pelos mesmos problemas! Sucesso com o blog, as crianças e a família.
    beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. que fofaaaa!
    AGORA SIM!
    vc foi muito além de um sonho!
    parabéns que sejas muito feliz com a família!bjs
    2012embuscadeumequilibrio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nossa que linda, eu e meu marido tb estamos pensando em ficar grávidos antes da minha plástica, mas e a coragem? Engordar não está no script. rsrs
    Beijoks

    ResponderExcluir
  11. parabéns!!!! adorei seu post, continue sim....

    ResponderExcluir
  12. Olá Thaísa! Conheci seu blog ontem e estou amando ! Você é super pra frente, determinada e isso me ajuda muito. Hoje faço 19 dias de operada e tenho aprendido muito aqui viu?!
    Quanto a ALICE, sem palavras, uma verdadeira princesinha. Que Deus possa continuar abençoando vc e a sua família.
    Beijos em seu doce coração. ..... Giovana

    ResponderExcluir
  13. Olá Thaísa, emu nome é Giséle ñ tenho blog...
    amei seu depoimento, q História hein amiga?
    muito linda mesmo... Eu tbm fiz a bariátrica perdi 47 kls pesava 102 e estou com 55 kls... bem menos do que eu queria... estou pensando em engravidar tbm, eu tenho uma filha linda de 8 naos... mas tenho muito medo de ñ voltar ao meu peso normal, sua história me deixou bem animada...
    parabéns... e felicidades...
    meu e-mail é gisele-gigi04@hotmail.com
    obs..coloque uma foto sua gravida ok? bjos.

    Giséle.

    ResponderExcluir
  14. Oi Thaisa
    Primeiramente parabéns pela Alice, ela é uma princesa! Linda demais!!!
    Eu fiz a gastro faz 2 anos e meio e fiz a plástica há uns 10 meses e me caso daqui 5 dias! Ufa! Tenho medo de ter filhos...da barriga não crescer, de eles não se desenvolverem por falta de vitaminas, de eu engordar de novo...vc não faz idéia! Li seu relato e fiquei imaginando como deve ter sido duro este período de gestação, mas vc ganhou um presentão né? A Alice é divina! Parabéns pela vitória! os 6kg vc vai eliminar rapidinho depois de voltar a fazer atividades físicas e nutir.
    beijinhos
    Lilith

    ResponderExcluir
  15. A Alice é tão linda...

    Gabriela

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Visitei sua página através de outra aqui da blogosfera!
    Achei tua história "mara" e confesso que tb penso em me aventurar denovo daki mais três anos quando meu pequeno tb tiver com 5!
    Estou te seguindo tb!
    Passa lá no meu cantinho: anpsant82@blogpost.com.br

    ResponderExcluir
  17. ola meu nome e darlene pretendo , fazer a cirugia ate dia 17/07/2012, me mande por email , mas estou com muito medo , mais e um sonho que vai se realizar tenho duas filhas lindas que quero ver elas crescerem ,minha baixo alto estima estar bem baixa não tenho vontade de fazer nada......... meu email e darlene_ale@hotmail.com msn tambem e o mesmo ......... aguardo contato

    ResponderExcluir
  18. Ola Thaisa, já havia lido todo o seu blog quando decidí pela cirurgia. Foi muito motivador para mim, atém tomei coragem e tb fiz um pra mim. Ainda estou aprendendo a postar e configurar, mas chego, lá! Te conhecí pessoalmente na última palestra do Dr. Sérgio e adorei o seu depoimento, me deu muita força. Espero que nunca abandone o blog, pois vc escre muito bem e é muito bom trocar experiências com pessoas que já têm mais que a gente! Ainda não operei, estou nos últimos exames e laudos, mas certa de que é isso que eu quero. Um grande abraço pra vc e para os baixinhos! Jaque.

    ResponderExcluir
  19. Não sabia da sua história...realemnte sensacional.
    E a Alice é linda e fashion.
    Adoro seus Blogs.
    Abraço e felicidades sempre para vc e sua linda família
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Bom Thaisa, fiquei feliz em ver que a sua gravidez foi em parte ótima, pois Deus te mandou uma linda menininhaaa!! Bom eu estou com a minha cirurgia marcada para agosto, sentimentos se misturam... mas eu seguirei pois tenho certeza que Deus esta abençoando tudo isso!
    Abraços, Talita.

    ResponderExcluir
  21. Ola Thaisa, lindo depoimento estou me preparando para fazer bariatrica com um pouco de medo, mas decidida. eu ainda não tenho filho e fico preocupada e com receio de fazer a bariatrica mas o cirurgião me explicou que apos 2 anos de bariatrica eu poderia engravidar.
    Deus te abençõe
    Abraços Luana Paim (Feira de Santana -Bahia)

    ResponderExcluir
  22. Olá Taissa, adorei sua história e sua filha é muito linda!
    Estou passando por uma situação parecida, mas só tenho 2 mêses de bariátrica,como não estou tomando anticocepcional, optamos pela camisinha, que estourou justo no meu dia "fértil", eis qu estou com medo esperando o final do mês para fazer o teste.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi, querida Taíssa! Após ler o blog, post após post, sem comentar, não aguentei quando li sobre a fofurinha da Alice! Você recebeu mais um presente de Deus, pois "os filhos são herança do Senhor e o fruto do ventre, o seu galardão". (Salmo 127.3). Parabéns por sua lindinha! Ainda não operei, mas estou a caminho. Passe lá no meu bloguinho também! Estou te seguindo, então não suma, hein?
    http://osonhodeumanovahistoria.blogspot.com.br/

    todo até esta postagem

    ResponderExcluir