terça-feira, 28 de setembro de 2010

O que eu como?

Olá pessoas

Eu disse que não ficaria muito tempo longe, mas também não tenho
muito o que contar sobre a cirurgia e então, ontem em plena preparação do jantar, eu pensei: vou começar a falar sobre a minha alimentação no blog.

Acho que não tem um dia sequer em que eu não respondo à seguinte pergunta: “nossa, o que vc come normalmente¿ Qual a quantidade¿”

Bom, eu continuo comendo pouco em quantidade, mas como a cada 2 ou 3 horas impreterivelmente. Se tem uma coisa que eu faço certo desde o dia da cirurgia foi isso... aprendi a comer a cada 3 horas. Coisa que ouço as nutricionistas, pelas quais já passei nessa vida, falando desde sempre mas eu nunca tinha conseguido cumprir.

O meu cardápio diário não varia muito... acordo e tomo um copo d’água com o centrum , o cálcio e a vitamina B. Arrumo mil coisas e vou para o trabalho. Depois:

Café da manhã às 7h:

- 1 xícara pequena de café adoçado com açúcar

- 1 ou 2 fatias de pão de forma (ou 1 pão francês sem miolo ou 3 torradas integrais light)

- 1 faquinha de requeijão light

- 1 fatia de peito de peru ou presunto light

- 1 fatia de mussarela ou mussarela de búfala

Às 1oh:

- 1 vitamina de 2 colheres de leite desnatado com 1 medida de proteína de baunilha BioWhey

- Quando estou muito enjoada da proteína, como 1 pacotinho de clube Social integral ou 2 torradas integrais light Bauducco

Almoço às 12h30:

- Almoço em self-service, então cada dia é uma coisa, vou falar o cardápio de hoje.

- 1 fatia de manga

- 1 fatia de tomate

- 1 ovo de codorna

- 1 colher de feijão branco frio

- 1 bife pequeno de peito de frango grelhado

- 1 pastel de queijo pequeno (abafa!)

Logo após o almoço, às 13h30:

- 1 fruta

Lanche das 15h30:

- 1 pão fofinho Seven Boys ou pão de forma

- 1 fatia de peito de peru ou presunto light

- 1 fatia de queijo, ou:

- 3 torradas integrais light com requeijão light

Jantar às 19h30:

- Isso varia muito. Geralmente eu faço um prato diferente em casa, algo que eu tenha vontade de comer e tento optar por proteínas. Vou falar e mostrar o que eu comi ontem.

- Suflê de atum

Receita:

- 4 batatas grandes cozidas na panela de pressão

- 1 lata de atum light sem óleo

- 2 tomates picadinhos

- azeitonas picadinhas

- molho de tomate

- meio pote de requeijão light

- mussarela de búfala ralada ou outro queijo

- 2 ovos

- sal a gosto

Modo de preparo:

1) Descasque as batatas cozidas, amasse-as fazendo um purê e tempere a gosto. Forre o fundo de um refratário com o purê;

2) Em seguida, numa panela esquente um fio de azeite, coloque o tempero à gosto e refogue o tomate e as azeitonas. Logo em seguida, misture o atum e molho de tomate. Deixe ferve, desligue o fogo e jogue a mistura sobre o purê;

3 Jogue as colheradas de requeijão sobre a mistura

4) Bata os dois os com um pouquinho de sal e deseje sobre a mistura;

5) Polvilhe queijo ralado sobre o prato pronto;

6) Leve ao forno para gratinar por, aproximadamente, 30 minutos.

Olha a delícia que fica...

Agora vcs me perguntam... Nossa, isso é calórico, vc come todos os dias¿ Não, claro. Mas como sempre que tenho vontade, até porque podemos comer de tudo, o que importa é a quantidade.

Lembrando das coisas importantes que aprendemos no pré-operatório, outro hábito que eu adquirir foi comer SEMPRE em prato de sobremesa, pelo menos quando estou em casa, assim tenho um controle maior da quantidade.


Portanto, eis aqui o meu jantar de ontem...


Fiquei mega satisfeita!

E pra fechar o dia, lá pelas 21h:

- 1 iogurte light; ou

- 1 potinho de Sucrilhos com fruta;

- torradas com requeijão light (se eu já não as tiver comido durante o dia);

- Cookies integrais light Vitao

É isso... vou tentar trazer umas dicas do meu cardápio aqui, ok!

Mas como vcs podem perceber, me habituei ao mundo light e juro, não sinto falta nenhuma do que não é light!

Espero que gostem.

Super beijo,
Thaisa


terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ainda sobre a palestra...

Gente,

A minha amiga Fabíola me mandou essa foto do dia da palestra do Dr. Sérgio... Eu fazendo meu depoimento lá na frente. Ai que vergonha. Mas ó... acho super válido a gente ir lá e falar a verdade, seja ela boa ou não. Nessa última palestra eu falei sobre a importância da preparação e acompanhamento com a equipe do cirurgião: nutricionista, psicólogo, etc. Falei pq, na minha opinião, é um dos fatores primordiais para o sucesso da cirurgia!

É isso... na correria, mas feliz.
Super beijo,
Thaisa

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Palestra Dr. Sérgio Arruda...

Olá pessoal!
Viu como dessa vez eu não demorei tanto? Pois é, tenho sentindo necessidade de falar sobre a cirurgia, da minha condição de operada e não deixar cair no esquecimento todos aqueles princípios básicos para o sucesso da gastroplastia.
Então... ontem eu fui ao meu ortopedista pq estou com uma dorzinha na cervical, nada sério mas preferi olhar logo. Na verdade ele pediu um raio-x, mas a resposta eu já sabia: falta de exercício físico. E ele me receitou 10 sessões de fisioterapia seguidas de 1o sessões de RPG. Vamos lá, né?
Enfim, mas nem era sobre isso que eu ia falar... é que lá no ortopedista encontrei um amigo gastroplastizado que eu não via há mais de um ano e eu fiquei assustada, ele engordou muuuito. Fiquei meio em choque!
E, coincidentemente, ontem era dia da palestra mensal que o Dr. Sérgio realiza no Hospital Santa Lúcia e ele já havia me mandado o convite, portanto, não pensei duas vezes, combinei com minha querida amiga Fabíola e lá fomos nós...
Operadinhas em ação com super Dr. Sérgio... Magricelas: Fabíola, eu e Claudinha...
Fabíola, Dra. Solange (psicóloga), eu, Claudinha e Andreia...

Meninas, adorei reencontrá-las e conhecê-las... é tão bom quando a gente fala a mesma língua, discute sobre as mesmas experiências, conquistas, alegrias, medos, traumas e dumpings da vida! hehehehe!
Voltei pra casa feliz da vida e refletindo sobre os muitos temas que foram falados na palestra. Tirei uma conclusão: se me perguntarem hoje qual é a parte do meu corpo que eu mais gosto, não vou hesitar em dizer: meu anel!
Beijos enormes,
Thaisa

terça-feira, 7 de setembro de 2010

1 ano e 2 meses...

Olá meus queridos,


Sei que fiquei devendo o post de 1 ano de cirurgia e desapareci de vez desse blog. Ok, sei também que algumas de vcs acabam passando lá no Scrap Espaço e ficam sabendo o que tá rolando na minha vida!

Pois bem, vim aqui mostrar como estou após 1 ano e 2 meses de cirurgia...

Posso dizer que me tornei, finalmente, uma pessoa magra. Sim, eu posso. Posso também dizer que isso ainda me assusta. Sim, assusta. Mas posso também afirmar que estou adorando.

É tudo muuuuito diferente. Eu sabia que seria uma mudança radical de vida, de atitude, de hábitos. Mas é uma mudança muito mais radical do que eu poderia prever. Em compensação é uma mudança extremamente bem-vinda.

Eu adoro ser operada. Eu amo a condição de ter um anel "brecando" o que eu como. Eu agradeço a Deus todos os dias quando me excedo um pouquinho e meu anelzinho diz... "chega, tô aqui e não cabe mais".

Quando isso acontece eu digo: poxa, que maravilha. Se ele não tivesse ali eu ia comer mais.

Portanto, gente... a cirurgia surtiu o efeito que eu esperava. Eu me tornei a pessoa que eu buscava ser há anos e anos. E definitivamente eu fiz a escolha certa!

Vim pra dizer, para tantas pessoas que me mandam e-mails querendo apoio ou informações, que vale a pena sim. Mas vale a pena desde que essas pessoas se preparem emocionalmente como eu fiz. Que tenham a certeza de que isso é o que realmente querem da vida.

Vou contar pra vocês como andam as coisas...

Saúde: na consulta de 1 ano todos os exames deram normalíssimos. O colesterol mais baixo que já tive na vida. A única deficiência foi de vitamina E. O resto tudo super normal.

Remédios diários: 1 comprimido de centrum, 1 comprimido de cálcio, 1 comprimido de complexo B (apenas durante 30 dias) e a cada 3 meses tomo 3 injeções em dias alternados de vitamina B12.

Peso: 56kg. O peso que eu tinha aos 10 anos de idade, provavelemente. 11 a menos do que o Dr. Sérgio previu pra mim.
Isso é bom ou ruim? Não sei dizer, só sei que ainda não estabilizei e vira e mexe perco 1 kilinho aqui outro ali e essa semana volto na nutri em busca de uma dieta mais calórica.

Manequim: Calça 38, o resto é P. Essa semana comprei uma blusinha tamanho 14.

Alimentação: Como de tudo. A única coisa que eu deixei de gostar (mas não me faz mal, eu perdi o prazer mesmo) foi o arroz e feijão do dia-a-dia. Não como isso mais, só na casa da minha sogra aos domingos. De segunda a sexta eu almoço em self service e acabo optando por uma massa ou purê de batata com a carne.

Dieta: Eu faço dieta de segunda a sexta-feira. Levo para o trabalho tudo que eu vou comer no dia. Torradas light, requeijão light, a fruta que como depois do almoço, etc... tudo certinho na quantidade daquele dia.

Doce: continuo gostando muuuuito de doce, mas eu tenho dumping, então nunca como doce sem comer um salzinho antes. E como doce sempre em pequenas quantidades e me seguro para não comer todos os dias.

Bebida alcóolica: quase nunca. Só numa ocasião muito especial.

Refrigerante, pizza e chocolate: nunca mais comi, cortei radicalmente da minha vida.

Vícios adquiridos após a cirurgia: café (tomo 2 ou 3 por dia), torradas integrais light da Bauducco e cookies integrais de castanha do pará da Vitao.

Limitações: Como já disse , é impossível comer doce de barriga vazia, passo muito mal mesmo. Só isso. A carne, que muita gente tem dificuldade de ingerir, eu como super bem.

Vômitos: raramente. Eu acho que nunca vomitei por excesso de comida. Só aconteceu nas vezes que comi rápido demais.

Psicológico: difícil dizer sobre esse quesito mas me considero equilibrada... rs. Tenho receio de me tornar consumista demais, trocar o vício de comer pelo de comprar. Mas acho que a minha compração atual é muito mais por necessidade de adquirir um guarda-roupa novo. Tive que comprar tudo de novo e fiz isso ao longo desse primeiro ano pq perdi todas as minhas roupas, sapatos, lingeries, tudoooo. Outro motivo da compração é o deslumbramento de ver as coisas servindo. Essa vontade de saciar esses desejos reprimidos... eu sonhava em ter uma bota que fechasse na batata da perna, eu sonhava em ter uma calça da Levis, em sonhava em usar um short jeans... enfim... acho a compração natural. Será?

Plásticas: Semana passada fui ao Dr. Fabiano Gondim, cirurgião plástico indicado pelo Dr. Sérgio. O cara é um lord, super educado e profissionalíssimo. Estou na fase de fazer os exames mas ainda não me decidi o que vou fazer de plástica. Eu só tenho indicação reparadora na mama, ou seja, é o que provavelmente o plano vai cobrir. A barriga não tem avental, somente um pequeno excesso de pele, portanto ele já deixou claro que nem tem como ele pedir ao convênio pq certamente não seria aprovado após a perícia. Enfim, estou pensando seriamente em colocar somente os 215ml de prótese em cada mama. Deixei meio que agendada a cirurgia pro final de novembro, mas só vou saber, ao certo, após levar os resultados dos exames.

Acompanhamento profissional: Até um ano fui à nutricionista praticamente todos os meses. Agora sempre a cada 3, 4 meses (mas sempre invento de ir pq amooooo minha nutri) e Dr. Sérgio 1 vez por ano agora (tá, confesso... eu vou mais que isso pq ele é tudo de bom na minha vida e eu adoro sentar lá e falar sobre amenidades). Psicóloga: alta há 6 meses.

Atividade física: vamos pular essa parte?

Periodicidade de exames: a cada 6 meses

Segundo filho: dúvida cruel

Marido: deslumbrado

Eu: Esquelética, levemente envelhecida, mas felizzzzzzzzzzzzzzzzzzz!

Medo: de engordar 1 grama!

É isso... beijocas, Thaisa